Polícia investiga pedido de delivery com recado racista: ‘Mande um motoboy branco’
Um pedido de delivery acompanhado de uma observação racista que pedia para um motoboy “branco” fazer a entrega, está sendo investigado
pela Polícia Civil da cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul.
O caso foi denunciado pela proprietária de uma pastelaria após o estabelecimento receber o pedido via iFood com a seguinte anotação: “Última vez veio um motoboy negro, peço a gentileza que mande um branco, não gosto de pessoas assim tocando a minha comida”.
A mulher contou a polícia que o entregador negro a quem o “cliente” se referia, era o marido dela, que além de sócio no empreendimento, também atuava fazendo entregas.
Ela contou que cancelou o pedido imediatamente e respondeu ao perfil no iFood pedindo que a pessoa em questão não fizesse mais pedido na pastelaria.
O cliente ainda chegou a xingá-la e escreveu uma série de ofensas. Após o caso ser registrado na polícia, os agentes foram até o prédio para onde o pedido estava endereçado, mas nenhum morador com o nome do cliente em questão foi encontrado no residencial.
O iFood foi acionado e disse que o perfil que fez a solicitação foi criado e deletado no mesmo dia, na última terça-feira (14).
Disse ainda que não repudia qualquer atitude racista e se colocou à disposição para ajudar nas investigações. A polícia apura várias hipóteses, entre elas trote ou ainda, injúria racial, que quando o objetivo é a ofensa atingir uma pessoa específica.
O delegado do caso, Rodrigo Câmara, ressalta que independente do crime se tratar de injúria, trote ou racismo, o autor responderá na forma da lei.