No Amazonas, idosa cega é resgatada após ser abandonada pela família em meio ao lixo
Uma idosa de 77 anos foi resgatada em situação de abandono e negligência familiar nesta quarta-feira (18), na casa onde morava, no bairro São Vicente de Paula, em Parintins, interior do Amazonas.
A ação foi realizada no âmbito da Operação Virtude, deflagrada pela Delegacia Especializada de Polícia de Parintins e coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, pretende combater a violência contra a pessoa idosa.
A delegada Marna de Miranda afirmou que as investigações em torno desse caso iniciaram após denúncia de populares. Segundo Miranda, a mulher é deficiente visual e foi encontrada em situação de abandono, com a saúde debilitada e em condições degradantes para viver. “Encontramos a vítima em meio ao lixo, e sem ter como se locomover naquele ambiente em estado de decadência, com alimentos estragados e móveis se deteriorando”, relatou.
Após o resgate, a senhora foi encaminhada a uma unidade hospitalar de Parintins, onde recebeu atendimento médico e ficará internada, uma vez que ela se encontra em estado de desnutrição.
A DEP instaurou inquérito policial para apurar os crimes de abandono e exposição da idosa a perigos à sua integridade e saúde física/psíquica, conforme prevê o Estatuto do Idoso.
Segundo a delegada, alguns familiares da idosa já foram identificados, mas até aquele momento ainda não haviam sido localizados.