Polarização política continua no Brasil quase 1 ano após as eleições, diz Datafolha
A polarização política no Brasil permanece, mesmo após quase um ano da realização das eleições no ano passado, entre quem apoia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e quem apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) , conforme levantamento realizado pelo Datafolha divulgado nessa quinta-feira (14), que pontuou que aqueles que se colocam ao lado de Lula somam 29% do eleitorado, enquanto apoiadores de Bolsonaro são 25%.
Esta é a 4ª vez que o instituto faz o levantamento sobre a polarização política, levando em consideração a margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa pontuou que cenário atual ainda é muito parecido ao vivenciado em dezembro de 2022, período em que 32% dos brasileiros se diziam petistas e 25%, bolsonaristas. Centristas eram 20%, em relação aos apoiadores de Bolsonaro.
Em relação aos apoiadores de Bolsonaro, a pesquisa mostra que, desde o ano passado, o número permanece o mesmo –com exceção da 2ª edição do levantamento, em março, cujo resultado indicou 22% de apoiadores. Mesmo não tendo saído vencedor da disputa, ter sido julgado como inelegível por oito anos e investigado em suposta falsificação de cartões de vacina e no caso das joias, o apoio se mantém.
Apoios por região
A pesquisa também demonstra o resultado por região e demonstra uma tendência já conhecida: os autodeclarados petistas estão concentrados, majoritariamente, na região Nordeste (44%), enquanto bolsonaristas estão mais no Sul (33%).
Sobre o levantamento
A pesquisa ouviu 2.016 pessoas em 139 cidades brasileiras entre os dias 12 e 13 de setembro. Entre eles, 11% se diz mais próximo do petismo e 7% do bolsonarismo. 21% se identificam com o centro e 5% rejeitam qualquer posicionamento político. Não opinaram 1% dos ouvidos.
portal Tucuma .