Arthur Neto

Lula Brinca com Brics

Lula não é deste mundo. É provinciano. Chegou acompanhado de Dilma para passar a sensação de que os BRICS são dele. E não são dele. Dilma preside a organização, hoje, apenas porque lá é rodízio e estava na vez do Brasil.

Chegou com Dilma, para sugerir aos demais membros que a ex-presidente é um retrato nas paredes e que ele é o verdadeiro chefe.

Fez discurso infeliz e constrangedor. Declarou que lamentava a ausência do crudelíssimo autocrata Putin, criminoso de guerra, mantém seu povo no chicote, no desemprego e na fome.

Constrangedor, porque todos os demais chefes de Estado, que bem sabiam que Putin NÃO PODE PISAR FORA DO TERRITÓRIO RUSSO, SOB PENA DE SER IMEDIATAMENTE PRESO.

Já foi condenado pela Corte Penal Internacional da Haia, Holanda. Nega liberdade ao povo russo e o mundo lhe nega liberdade fora da Rússia. Russos, se o criticarem, serão presos. Ele, se sair da Rússia, será preso.

Lula falou, na reunião dos BRICS, em criar moeda própria, para desnudar o dólar. Será que pensa no desvalorizado rublo russo para substituir a moeda de referência mais forte do mundo? Ridículo mesmo!

Lula pregou a entrada de mais países, para “fortalecer” os BRICS? Ou Venezuela, cujo ditador, se tivesse ido à reunião, teria preso sido preso também? Bolívia, Peru, Nicarágua, de Daniel Ortega, narco-ditador de seu país?

Ninguém que raciocine com lucidez, segue uma ideia infantil dessa. Ela só interessa à China, que não da muita bola para a falta de peso internacional de Lula. China afinal já é a 2ª potência internacional econômica, política e militar. Xi Jinping sabe esperar, ao contrário de Lula, que não sabe nada, não sabe ouvir e nem tem o que esperar!

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *