Vila Joaquina desenvolverá economia criativa local em parceria com a Universidade Feevale
Promover a geração de emprego e de renda no município de Gramado por meio da economia criativa é um dos objetivos do projeto Território Criativo Vila Joaquina, idealizado pela Secretaria da Cultura. Até o final deste ano, as casinhas que compõem a Vila serão ocupadas por até cinco empreendedores criativos gramadenses que terão a oportunidade de desenvolver seu negócio por meio de uma parceria com a Universidade Feevale e Feevale Techpark (parque de inovação da instituição).
A seleção de quem vai ocupar as casinhas se dará por meio de um edital que deve ser lançado em outubro. Além de usufruir do espaço de forma gratuita, os selecionados serão incubados com acompanhamento profissional para desenvolvimento do negócio. “Como contrapartida, o projeto incubado deverá realizar uma atividades formativas com a comunidade, a fim de compartilhar conhecimentos. Esse é um pedido do prefeito Nestor que consideramos muito importante para sustentabilidade social do projeto”, destaca o secretário Ricardo Bertolucci Reginato.
Poderão participar da seleção os profissionais do setor da economia criativa que tenham negócios ou ideias voltadas para a arquitetura, artes cênicas e visuais, artesanato, cinema, design, publicidade, jogos digitais, literatura, moda, música, tecnologia, entre outros.
Antes do lançamento do edital, três cursos gratuitos serão oferecidos para os interessados em se candidatar no processo de seleção. O objetivo é promover oportunidade iguais para todos os participantes. Todos os cursos presenciais serão realizados no Centro de Cultura Arno Michaelsen.
Confira os temas e as datas de cada um dos cursos:
12 de setembro, das 14h30 às 16h30 – Economia da Cultura e Criatividade
28 de setembro, das 14h30 às 16h30 – Incubação e Empreendimentos Culturais e Criativos
3 de outubro, das 18h30 às 20h30 – Oficina de Pitch: como apresentar um projeto criativo?