Unidade de ensino da Prefeitura de Manaus recebe atividade de educação para o trânsito
“É se divertindo, que também se aprende sobre normas de trânsito”. Foi com este lema, que a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu uma ação de educação de trânsito a alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental do Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Drª Viviane Estrela Marques Rodella, no bairro Lago Azul, zona Norte.
Cerca de cem alunos entre seis e sete anos de idade participaram de um bate-papo bem descontraído e interativo com educadores de trânsito do IMMU. Os pequenos fizeram questão de participar ativamente das atividades sugeridas e ainda tiraram dúvidas sobre travessia de vias, uso do cinto de segurança e tiveram noções básicas sobre segurança ao trafegar em motocicletas, bicicletas etc.
Depois do bate-papo, os alunos participaram de jogos lúdicos sobre regras de trânsito. Entre os jogos mais disputados estavam o tapete pedagógico e jogo da adivinhação. Os pequenos chegaram a formar filas para participar dos jogos lúdicos e, ao final, ganharam uma lembrança do IMMU.
“Queremos promover a conscientização dos estudantes sobre as regras e tornar um trânsito mais humano, por meio de uma ação educativa implementada nas escolas. As ações têm engajado alunos, desempenhando um papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao trânsito, como também formar futuros motoristas voltados para a defesa da vida e com a vontade de tornar o trânsito mais seguro”, explicou o diretor de Educação de Trânsito e Estatística do IMMU, Pedro Miranda.
O gestor do Cime, Anderson Clay Rodrigues, afirmou que a educação de trânsito tem papel importante na formação de futuros condutores. “Quando as crianças aprendem previamente a lidar com o trânsito, fica mais fácil solucionar problemas quando se tornam adultos. Esta ação do IMMU ajuda as pessoas a terem uma boa convivência no trânsito. Vimos tantas situações conflituosas, então, trabalhar estes conflitos desde cedo é importante”, afirmou.
O setor de Divisão de Educação do IMMU atende solicitações das comunidades, empresas públicas e privadas e escolas para ministrar palestras e oferecer serviços de educação de trânsito. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].