Escola Nossa Senhora da Pompéia realiza ações para despertar senso de sustentabilidade dos alunos
Desde 2019, a Escola Nossa Senhora da Pompéia, localizada na Serra Grande, realiza ações em prol do meio ambiente através de um projeto realizado com turmas de 5º ao 9º ano, sob a coordenação do professor Paulo Ferreira e com colaboração de todas as disciplinas. Através de atividades práticas e teóricas, os alunos aprendem sobre responsabilidade social e sustentável.
Neste ano, entre as atividades práticas, os alunos fizeram mutirões de recolhimento de resíduos nos arredores da escola, nas paradas de ônibus e nas vias da localidade. Em 16 quilômetros percorridos, os estudantes recolheram mais de 100 kg de resíduos, que foram devidamente descartados.
Os resíduos recicláveis, como vidros, garrafas de plásticos e latinhas, foram vendidos para empresas responsáveis, gerando assim uma visão de economia, sustentabilidade e reutilização. “Trabalhamos para manter a cidade sempre limpa, mas ações como essa são de grande valor porque formam cidadãos mais conscientes do seu papel para a preservação da nossa cidade”, afirma o subprefeito da Várzea Grande, Carlos Foss.
Já nas atividades teóricas, os estudantes confeccionaram cartazes falando sobre o descarte correto do lixo e outras ações que podem ser realizadas em prol da preservação do meio ambiente. O material ficou exposto para que toda a comunidade escolar pudesse se engajar no projeto.