Estudantes da Prefeitura de Manaus participam do 6° Simulado Pró-Saeb
A equipe pedagógica da Prefeitura de Manaus tem trabalhado de modo intenso para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Por meio do Programa “Educa+Manaus”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, nesta sexta-feira, 21/7, o 6° Simulado em preparação para a avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). São cerca de 34.400 estudantes do 5° e 9° ano participando dessa atividade, em 310 escolas municipais.
Essa ação é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, que visa monitorar os avanços dos estudantes, bem como observar o processo de ensino-aprendizagem nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Nesta edição, participam 21.622 estudantes do 5° ano em 760 turmas, além de 12.774 alunos do 9° ano em 381 turmas.
A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, avalia o 6° Simulado como momento oportuno para identificar como está o processo de desenvolvimento dos estudantes, bem como compartilha que a educação tem sido tratada com máximo respeito pelo prefeito de Manaus, David Almeida.
“A gestão do nosso prefeito David Almeida tem se dedicado diariamente para melhorarmos ainda mais nossa educação municipal. Com estratégia, orientação e planejamento, nossos professores têm executado nosso programa de educação, ‘Educa+Manaus’. Uma das cinco etapas desse programa de sucesso é a aplicação dos simulados em nossas escolas. Com esses simulados, queremos observar os descritores e nossos pontos fortes. Isso tudo, porque a educação municipal tem sido uma verdadeira prioridade na Prefeitura de Manaus”, enfatizou a secretária.
Execução
Para a aplicação desta iniciativa, 697 assessores da Semed coordenam os simulados, que possui 100 itens, sendo 50 da disciplina Língua Portuguesa e 50 de Matemática. Entre as unidades de ensino que estão mobilizadas com a ação, está a escola municipal Carlos Gomes, localizada no bairro Compensa 1, zona Oeste.
Atualmente, a escola possui nota 6,0 para os anos iniciais. Para 2023, a meta é a nota 7,0 para os anos iniciais. No simulado, cerca de 80 alunos de três turmas do 5° ano participaram da avaliação, segundo o gestor da unidade, Zacarias Macedo.
“A escola se prepara desde o ano passado, quando estratégias foram montadas para que a gente conseguisse ter um maior índice no Ideb. A escola planejou para que os alunos que estivessem fazendo a avaliação do Saeb nesse ano de 2023 tivessem mais preparados. A implantação do sexto tempo tem atendido os anseios tanto de pais de alunos quanto da escola. Os nossos alunos são preparados para realizarem uma excelente avaliação Saeb em outubro”, detalhou o educador.
Estratégia
O programa “Educa+Manaus” é desenvolvido em cerca de 330 escolas da Semed, beneficiando mais de 30 mil estudantes do 5° e 9º ano. A iniciativa é executada por meio de cinco ações estratégicas: sequência didática, simulados, formação específica para professores, acompanhamento familiar, sexto tempo com reforço de língua portuguesa e de matemática.
Para a professora do 5° ano, Terezinha da Silva, os estudantes têm avançado em seus estudos.
“O sexto tempo e a sequência didática têm sido muito bons para nossos alunos, porque tem um roteiro de conteúdos. Em relação à avaliação, temos incentivado nossos alunos. Para esse simulado, eles ficaram um pouco nervosos. Nessa semana, fizemos uma revisão com veemência, com bastante conteúdo”, finaliza.