Prefeitura de Manaus

Prefeitura soma mais de 28 mil atendimentos para licenciamento urbano neste primeiro semestre

No primeiro semestre de 2023, a Prefeitura de Manaus soma 28.031 atendimentos no sistema de licenciamento urbano da capital, apresentando uma variação de 13,97%, comparando com o mesmo período do ano passado: 24.596.

No mês de junho, foram mais 4.120 serviços prestados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), sendo 2.091 e-mails, 780 processos formalizados e uma média de 1.200 telefonemas recebidos na Gerência de Atendimento (Geat), de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

A autarquia trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos, com banco de dados e inteligência artificial, além de um software de licenciamento urbanístico.

“Atuamos continuamente para transformar Manaus em uma cidade mais célere no licenciamento, nesta gestão do prefeito David Almeida. Queremos uma metrópole global e, entre as capitais brasileiras, uma das melhores para se fazer negócios”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.

Todos os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas devem ser enviadas para o [email protected].

Requerente

Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.

O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.

No site do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco”, onde vai encontrar os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

A Gerência de Atendimento (Geat) tem como canais para agendamento prévio: (92) 3625-2947, de 8h às 14h, além do (92) 98842-1031, somente WhatsApp, exceto feriados e pontos facultativos. E o atendimento presencial segue de 8h às 14h, sem intervalo.

Serviços

Formalização de processos, orientações, anexos de documentos, entregas de pareceres e certidões estão entre os serviços prestados pelo Implurb. A Diretoria de Operações (Diop) dá suporte aos setores técnicos, e contatos com o setor podem ser feitos pelo (92) 3625-2847 e pelo e-mail [email protected].

Em caso de pagamentos de taxas, elas são emitidas pela Gerência de Cálculo (GCA) e enviadas para o interessado. Após o comprovante ser recebido e o pagamento processado, o processo segue a tramitação e liberações necessárias. Lembrando que o requerente pode fazer o pagamento usando Pix.

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Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – João Viana/ Semcom

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