Soldador e coreógrafo ficam feridos após quebra e queda da alegoria do Garantido em Parintins
A apresentação apoteótica do Garantido teve um incidente, quase no final da apresentação, na noite de 01 de julho de 2023, na arena do bumbódromo.
Após a montagem do cenário da alegoria do Ritual Indígena Odoshas ou Ritual dos Ye’Koana, que teve 20 metros de altura e 35 metros de largura, um dos 11 módulos acabou quebrando e caindo. O soldador João Bosco Campos e o coreógrafo Élio Siqueira foram atingidos. A equipe de Bombeiros, Kaçauerés e cênica fizeram os primeiros socorros, ainda na arena.
Na manhã deste domingo, dia 2 de julho, Élio passou por raio-x e outros procedimentos para saber a gravidade. Ele informou ao Grupo Tupinambás que teve escoriações, mas espera estar na arena do Bumbódromo para a terceira noite.
O caso do soldador João Bosco Campos é mais complicado. Segundo a irmã dele, Geysy Campos, o soldador pertence à equipe do artista Oseas Bentes, mas foi ajudar na montagem da alegoria do artista Neto Barbosa, como sempre fazem, uns ajudando os outros.
“Meu irmão fraturou a cadeira dele, ou bacia como a gente fala. Também quebrou o joelho dele, o joelho é gravíssimo. Ele era uma das pessoas que estavam fazendo movimento e, segundo ele, quebrou a estrutura onde estava a base. E quando a alegoria caiu, a lança quebrou. O impacto da base de apoio da lança foi para o alto e voltou. Quando voltou, atingiu meu irmão”, relatou Geysy.
O soldador João Bosco Campos está lúcido e aguarda remoção para Manaus o mais rápido possível. “Conseguimos a viagem para amanhã de barco. Pois ele tem de viajar deitado. A diretoria do Garantido tenta a passagem de avião e esperamos que consiga. Mas teria de se avião tipo UTI”, diz.
O presidente do Garantido, Adson Silveira, confirmou que o bumbá tenta a remoção de João Bosco, via aérea. Mas até agora sem sucesso.
Na sexta-feira, na primeira noite de disputa entre Caprichoso e Garantido, um dos diretores de arena, Telo Pinto, sofreu estiramento muscular, ao ter as duas pernas imprensadas por dois módulos alegóricos. Apesar do susto, Telo já estava na arena no sábado.
O Festival de Parintins acaba neste domingo. O Garantido entra as 20h e o Caprichoso a partir das 23h.