Prefeitura de Manaus recupera calçada e meio-fio no bairro Redenção
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha, nesta terça-feira, 27/6, na implantação de 30 metros de rede de drenagem superficial, que inclui confecção e implantação de meio-fio e calçada na avenida Cravina dos Poetas, antiga rua Goiânia, no bairro Redenção, zona Centro-Oeste.
O local não passava por obras há mais de 10 anos e, segundo os moradores, as fortes chuvas ocasionaram o comprometimento da infraestrutura, destruindo parte do meio-fio. Com a implantação do meio-fio, é possível evitar que o fluxo das águas das chuvas avance sobre o passeio público e, consequentemente, invada as residências.
De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, os serviços foram solicitados pelos moradores.
“Quanto mais calçadas na cidade, melhor. Elas proporcionam segurança para a população. Essa área na Redenção possui uma via com uma grande curva, e a calçada é de suma importância para que os pedestres não corram o risco de dividir a rua com os carros durante a travessia. As ações da prefeitura nesta área foram determinadas pelo prefeito David Almeida e pelo secretário de Obras, Renato Junior”, destacou.
Em três anos de gestão do prefeito David Almeida, foram construídas, reformadas e readequadas 31.127 metros quadrados de calçadas na cidade. Esse é um serviço de planejamento para garantir a acessibilidade a todos os públicos, pessoas com necessidades especiais e com mobilidade reduzida como as crianças, idosos e gestantes.
“Nossas equipes estão atuando em todas as zonas da cidade, na recuperação e construção de novas linhas de drenagem superficial, ampliando cada dia mais os nossos serviços, promovendo a vazão de águas nas obras de drenagens profundas, com novos tubos de concreto, mais amplos, substituindo os que estavam comprometidos, e causavam transtornos à população. As redes de drenagens superficiais têm a mesma importância das profundas, por meio delas, as águas têm vazão correta, evitando buracos nas vias e deixando de sobrecarregar os bueiros”, explicou Efrain.
As equipes do distrito de obras, além de trabalhar nas implantações e manutenções de drenagens profundas e superficiais, realizam também a instalação de meio-fio e sarjeta, confecção de calçada, obras de pavimentação asfáltica, entre outros serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura das comunidades.
— — —
Texto – Valesca Martins / Seminf
Foto – Márcio Melo / Seminf