Prefeitura de Coari

Keitton Pinheiro anuncia prorrogação da vigência do Programa Direito à Cidadania

Em Coari, a vigência do Programa de Complementação de Renda Familiar Municipal Direito à Cidadania, que nesta edição se encerra no próximo mês de julho, será prorrogada por mais um ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Keitton Pinheiro, na quinta-feira (22), durante uma reunião ampliada com as famílias beneficiárias. O encontro aconteceu no Ginásio Poliesportivo Francisco Alberto da Luz – Tanta, no bairro União, com a participação do vice-prefeito Edilson Lima, vereadores e secretários.

De acordo com Keitton Pinheiro, as tratativas estão sendo feitas com a Câmara Municipal para alterar a lei e possibilitar que o prazo do Direito à Cidadania seja estendido, uma iniciativa que faz parte da reorganização dos programas sociais. “Nós já estamos trabalhando para que a validade do benefício seja prorrogada. Isso demonstra o compromisso não só do Poder Executivo, mas também do Legislativo. Hoje nós temos vereadores que pensam em cada assunto importante, referente ao município de Coari, no coletivo”, afirmou.

O prefeito enfatizou que a promoção de ações socioassistenciais direcionadas a famílias coarienses, no que diz respeito às suas necessidades básicas de alimentação, saúde e educação, é uma prioridade do trabalho desenvolvido com o apoio da Câmara, e os esforços continuarão sendo empregados sem medida. “Temos que avançar mais e nós vamos. Esse é nosso compromisso. Assim como é aumentar o número de beneficiários. Com responsabilidade e competência vamos desenvolver cada vez mais o município de Coari”, pontuou.

A dona de casa Eliane Melo de Souza, de 32 anos, ficou feliz e ao mesmo tempo aliviada com a prorrogação da vigência do Direito à Cidadania. Mãe solo de cinco filhos, ela contou que o auxílio tem sido fundamental para a sobrevivência da família. “Essa notícia é muito boa porque esse benefício tem me ajudado muito. Com ele compro o rancho e outras coisas pra casa. É um alívio saber que vou continuar recebendo ele”, comentou.

O Direito à Cidadania foi instituído pela Lei Municipal n°724, de 29 de julho de 2019, e contempla atualmente 1.600 famílias da zona urbana e área rural, com um benefício complementar no valor de R$ 300, que é destinado mensalmente através do cartão Valecompras. Dentre os objetivos do programa está promover a inclusão das famílias na Rede Socioassistencial e subsidiar as necessidades básicas de alimentação, saúde e educação, além de potencializar a reconstrução de sua cidadania individual e coletiva, ampliando os direitos humanos.

Com este programa, a Prefeitura de Coari atende todas as diretrizes preconizadas na Política Nacional de Assistência Social – PNAS e também os objetivos descritos na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.

Na reunião ampliada dessa quinta foi realizada a atualização cadastral das famílias, processo que prosseguirá nesta sexta-feira (23), das 8h às 17h. Além disso, foram ofertados serviços como emissão de 2º via do CPF, Xerox e Plastificação de Documentos; atendimento do INSS Digital; e emissão de Declaração de Residência Rural.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *