Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus soma mais de 5,3 mil atendimentos em licenciamento urbano no mês de maio

Com mais 5.331 atendimentos realizados em maio, a Prefeitura de Manaus chega a 23.911 serviços realizados a requerentes da capital nos temas relacionados à licenciamento e planejamento urbanos. Este ano, de janeiro a maio, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) apresenta alta de 18,52%, comparando com igual período de 2022, quando a autarquia teve 20.175 atendimentos.

Em maio, o incremento foi de 12,3%, no ano passado foram 4.744 e este ano, 5.331. E maio ainda foi o segundo mês com maior volume de atendimentos, ficando atrás apenas de março, que teve 5.645 serviços prestados.

O Implurb teve 513 processos formalizados, 2.767 e-mails e 1.540 ligações recebidas na Gerência de Atendimento (Geat), de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

A autarquia trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos, com banco de dados e inteligência artificial, além de um software de licenciamento urbanístico.

“Nossa missão, na gestão do prefeito David Almeida, é transformar Manaus em uma cidade global e, entre as capitais brasileiras, uma das melhores para se fazer negócios”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.

Todos os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas devem ser enviadas para o [email protected].

Requerente

Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.

O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.

No site do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco” onde vai encontrar os números atualizados e em operação, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

A Gerência de Atendimento (Geat) tem três números para os cidadãos, funcionando das 8h às 14h (exceto feriados e pontos facultativos), para agendamento prévio: (92) 3625-2947, além dos exclusivos para WhatsApp, 98855-1330 e 98842-1031. Formalização de processos, orientações, anexos de documentos, entregas de pareceres e certidões estão entre os serviços prestados pelo Implurb.

A Diretoria de Operações (Diop) dá suporte aos setores técnicos e contatos com o setor podem ser feitos pelo (92) 3625-2847 e pelo e-mail [email protected].

Em caso de pagamentos de taxas, elas são emitidas pela Gerência de Cálculo (GCA) e enviadas para o interessado. Após o comprovante ser recebido e o pagamento processado, o processo segue a tramitação e liberações necessárias. Lembrando que o requerente pode fazer o pagamento usando Pix.

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Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – João Viana / Semcom

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