Câmara de Manaus

Alfaia ressalta importância de obras inéditas de pavimentação nos ramais do Pau Rosa e da Cooperativa

A demanda orquestrada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra) irá beneficiar mais de mil famílias alocadas na região

O vereador Eduardo Alfaia (PMN), vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural (COMAGRI) e da Frente Parlamentar em Defesa da Zona Rural Rodoviária e Ribeirinha (FRENDERURAL), esteve em plenário nesta terça-feira (23/05) discursando a respeito do início das obras de infraestrutura iniciadas nos ramais do Pau Rosa (localizado no Quilômetro 21, da rodovia BR-174) e da Cooperativa (Quilômetro 14, do ramal do Pau Rosa).

“Quero deixar a minha gratidão ao governador Wilson Lima pelo início das obras no ramal da Cooperativa, localizado no assentamento do Tarumã-Mirim. Uma estrada que há anos se encontrava abandonada, e até mesmo esquecida. Por isso, eu, a vereadora Professora Jacqueline e o vereador Peixoto, estivemos sempre viabilizando este diálogo junto a secretaria responsável, mostrando as possibilidades desse pleito, e o secretário nos ouviu com toda sensibilidade”, discursou Alfaia.

O anúncio dos trabalhos foi feito no ano passado, durante a celebração do Termo de Cooperação Técnica do Programa Manaus +Agro, uma parceria realizada entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado, e após os trâmites burocráticos foi posto em prática no último domingo (21/05/2023).

“Estivemos ouvindo diversos moradores que há 30 anos ouviam promessas de campanha de incontáveis políticos e que nunca fizeram nada a respeito, então podemos dizer que este é um sonho realizado para os produtores rurais”, defendeu Eduardo.

Durante a concessão do aparte, diversos outros parlamentares endossaram o discurso, como: Peixoto (Agir), Lissandro Breval (Avante), Prof. Raulzinho (PSDB), Allan Campelo (PSC), Elan Alencar (DC), Jander Lobato (PP) e Profª Jacqueline (União Brasil).

Sobre os ramais – Segundo informações do Governo, os serviços que serão realizados são os de terraplenagem, drenagem superficial e profunda, pavimentação e sinalização, além do alargamento das vias e adição de acostamento. Todas essas etapas existem para a garantia da durabilidade da obra, reduzindo as manutenções e inúmeros asfaltamentos.

A estimativa é que sejam alcançados 32 quilômetros de extensão no ramal do Pau Rosa, com 20 estradas vicinais, e 33,5 quilômetros do ramal da Cooperativa, com 22 estradas vicinais.

Deste modo, mais de mil famílias, entre moradores e produtores serão beneficiados, uma vez facilitado o acesso a escolas, a Unidades Básicas de Saúde (UBS), ao posto policial, além da facilitação do escoamento de produtos provindos da colheita de hortaliças e frutas, extração de madeira, artesanato, pecuária, piscicultura e das granjas situadas por toda a extensão.

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