Crianças internadas no Hospital Barros Barreto estão sem UTI Pediátrica
O Hospital Universitário João Barros Barreto (HUJBB) está sem Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI-P), segundo as denúncias anônimas encaminhadas para a equipe do portal A regulação do hospital estaria realizando a internação de crianças em Unidade de Terapia Intensiva Adulto que não possui suporte para atendimento de pediatria.
“Já foram 33 internações pediátricas desde janeiro de 2022 até fevereiro de 2023. Os médicos de lá são para adultos e se recusam a prestar assistência às crianças. Nós enfermeiros da UTI também não somos especialistas em pediatria”, disse o denunciante anônimo.
As obras para a criação de uma UTI Pediátrica no hospital estariam paralisadas, de acordo com as denúncias. Houve um processo seletivo para contratação de profissionais para a área, porém, até o momento, não foram chamados para atuar no local. “Atualmente, estamos com uma UTI lotada de adultos e com uma criança de um ano internada no mesmo espaço. As crianças correm risco de ficarem nesse local, pois existe toda uma Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), regulamentação de como deve ser a terapia intensiva pediátrica”, pontuou o denunciante.
Os enfermeiros da UTI protocolaram suas manifestações na Ouvidoria do Conselho Federal de Enfermagem. Além disso, encaminharam um ofício para a administração do hospital no dia 1º de março, solicitando providências. As denúncias citaram que a unidade chegou a receber recursos para montar uma UTI Pediátrica, mas os materiais foram encaminhados para montar leitos de covid-19, durante a pandemia.
“Semana passada, foi internada mais outra criança em estado grave na UTI Adulto. O mais absurdo é que nessa UTI não tem médico pediatra e nem uma equipe multiespecialista em pediatria. Até o momento, a administração não respondeu ao processo interno aberto pelos funcionários e outras equipes, como a de fisioterapia, também deram entrada em um processo interno”, contou a denúncia.