Prefeitura de Manaus acompanhou a despesca de tambaquis e pacus na comunidade do Puraquequara
Atuando nas comunidades rurais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal ( Semacc), acompanhou a despesca de tambaquis e pacus — procedimento de retirada dos peixes de uma unidade de cultivo, quando eles atingem o tamanho comercial desejado, realizada na terça-feira, 11/4, na comunidade rural do Puraquequara, zona Leste da capital.
De acordo com a diretora de Agricultura da Semacc, Meyb Seixas, as equipes da prefeitura estão cada vez mais fomentando a piscicultura e avicultura na capital, desde 2021, quando o prefeito David Almeida determinou a atuação de forma eficaz para gerar comércio, renda e emprego.
“O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), que nos atende com a distribuição dos alevinos, aos piscicultores que estavam com seus viveiros vazios. Agora em uma nova etapa, a Semacc entra também com a logística desses alevinos, onde serão catalogados os viveiros para que possam ser abastecidos. Desde o final de 2021, a Semacc já realizou a distribuição de cerca de 88 mil alevinos para diversas comunidades da zona rural de Manaus, e atualmente esses alevinos já se tornaram peixes e estão sendo distribuídos para comercialização”, explicou Seixas.
A Semacc vem fomentando os avicultores e piscicultores com a entrega de ração, visitas técnicas e cursos de qualificação para melhorar a produção de maneira mais satisfatória, onde cerca de 60 piscicultores foram beneficiados com o curso, no ano passado. O trabalho segue sendo realizado de acordo com a necessidades dos polos de Manaus. Nessa primeira ação, não foi possível catalogar a quantidade da despesca na comunidade do Puraquequara.
Ainda de acordo com a diretora, a Semacc já trabalha no levantamento da quantidade de peixes comercializados e a de viveiros disponíveis para o recebimento de novos alevinos, para que na próxima Semana Santa, os viveiros estejam com o pescado no tamanho ideal para comercialização, agregando emprego e renda.
Monitoramento
Na piscicultura a criação dos peixes é monitorada, as espécies são controladas, desde o início da vida até o momento em que atingem a condição ideal para consumo, com o uso de ferramentas, substâncias específicas e acompanhamento periódico para estimular o crescimento saudável dos animais. A etapa da despesca é importante para que o empreendedor não sofra perdas no processo de abate e transporte, por isso a Semacc acompanha com técnicos e treinamentos contribuindo e mantendo a qualidade do peixe, agregando valor na venda.
— — —
Texto – Polyana Brelaz / Semacc
Fotos – Gildo Smith / Semacc