Arthur Neto

Carta à Ministra Simone Tebet

Prezada Ministra Simone Tebet, sempre mantive carinho especial por você. Mesmo à distância!

Afinal, você é filha de um querido amigo, correto homem público, dotado de inesgotável sentimento pelos seres humanos, pelo seu estado e pelo Brasil.

Fiz questão de comparecer à despedida de Ramez Tebet, amigo especial, que não esqueço de forma nenhuma.

Cara Simone, vou passar-lhe dados que mostram a importância do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus, para o Amazonas, Brasil e para o planeta.

A parte da floresta que cobre o Amazonas, tem preservado 95% das árvores originais. Isso protege os rios, que são irmãos siameses das matas: se ela desabar, eles virarão córrego e se os rios forem poluídos fortemente pelo garimpo ilegal, a floresta não resistirá. Amazônia é floresta, índios e rios. Brincar com esse equilíbrio, como estão fazendo, significará a perda de US$ trilhões. Afinal, falamos da região mais rica e estratégica do Brasil e um dos pontos-chave para o êxito ou a inviabilização da vida humana nos anos finais deste século. A própria soberania do país sobre a Amazônia está em risco real. Ainda depende do Brasil, por ação ou inação, mantermos ou perdermos a Amazônia.

O Polo Industrial recebe apenas 8% dos incentivos fiscais totais. No fim de cada exercício, devolve mais do que isso para o Tesouro e, acredite, o Amazonas paga, de impostos, mais que todos os estados da Amazônia ocidental e oriental somados. O Polo precisa de investimentos em porto, aeroporto, especialização dos trabalhadores, formação de mais capital intelectual, hidrovias (como ficará a R-319?), telefonia celular, internet e polos mais contemporâneo como o de drones, por exemplo.

Sobre incentivos fiscais: um espirro das indústrias do ABC, é imediatamente tratado como se fosse grave pneumonia, misturada com tuberculose crônica.

Leia o artigo completo no site ? na bio.

#artigo#simonetebet#arthurvirgílio#amazonas#zonafranca

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *