Governo do Amazonas garante moradia para 4 mil pessoas com desapropriação do Paschoal Allágio
A ação realizada por meio da Superintendência de Habitação visa desapropriar a área, proporcionando melhores condições de vida para mais de mil famílias.
O Governo do Amazonas por meio da Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab-AM), oficializou a desapropriação do bairro Paschoal Allágio, no município de Parintins. Com a ação, o Estado está garantindo moradia para mais de mil famílias que vivem na área, beneficiando mais de quatro mil pessoas.
A Suhab tem trabalhado com ações na capital e no interior do Estado visando combater o déficit habitacional em todo o Amazonas. Em Parintins, a área particular denominada como Paschoal Allágio, foi ocupada pelas famílias em julho de 2016.
Em outubro do ano passado, o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, esteve na área de 87.328,25m² em visita com os técnicos da autarquia, para a atualização das informações sobre o processo de desapropriação.
“Atualmente, o Paschoal Allágio em Parintins abriga mais de 4 mil pessoas que buscaram, na época, um local para viver com a sua família. A determinação do governador Wilson Lima é proporcionar melhores condições de moradia para a população que vive na área, que necessita de regularização fundiária, implementação de saneamento básico e também, de urbanização”, explicou.
Grande parte das residências são de um pavimento em madeira e, em casos isolados, de alvenaria. No início da comunidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) começou a implantar o abastecimento de água e esgoto, mas poucas famílias foram beneficiadas até o momento.
A assinatura de transferência de titularidade, pelo governador Wilson Lima, aconteceu nesta sexta-feira (17), na Escola Estadual GM 3, na rua Fausto Vulcão, no bairro Palmares, em Parintins.
Com a oficialização da desapropriação, o Governo do Amazonas poderá, de fato, atuar na área com a regularização fundiária, implementação de saneamento básico e infraestrutura digna à moradia.
Paschoal Allágio
O Governo do Estado através da desapropriação da área, possui a possibilidade de executar infraestrutura necessária, proporcionando melhor qualidade de vida aos mais de quatro mil moradores do Paschoal Allágio.
A desapropriação realizada é de uma área de 87.328,25m². Em 2012, A Prefeitura de Parintins, criou e delimitou o referido bairro como Paschoal Allágio, pendente de regularização. O Estado com a posse do terreno, poderá garantir moradia para as famílias e ainda, iniciar o processo de regularização fundiária.
Famílias
Todas as famílias residentes na área estão sendo acompanhadas, durante as visitas técnicas realizadas pela Suhab na localidade que abriga três comunidades, sendo Pachoal Allágio, Layde Laura e Nova Conquista, sendo a maior delas, a primeira.
As equipes técnicas estão realizando estudos e levantamentos necessários sobre a área e ainda, um termo de cooperação técnica entre a Suhab e a Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), será realizado para que possam ser emitidos os títulos definidos dos imóveis.
A Suhab alerta que na área não poderá existir a prática de especulação imobiliária. Todas as famílias residentes no bairro Paschoal Allágio foram cadastradas e estão sendo acompanhadas pela autarquia junto aos representantes, sendo os líderes comunitários.
Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab): Anamaria Leventi (99296-3311/99230-3430).