Volkswagen suspende produção em fábricas no Brasil; entenda
Na última segunda-feira, 13, a Volkswagen anunciou que vai suspender temporariamente a produção em três de suas quatro fábricas em atividade no Brasil devido a falta de peças. Desta forma, a empresa decidiu dar coletivas para os funcionários das unidades de São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP).
Em nota, a montadora informou que em fevereiro serão dez dias de recesso para os funcionários, com emendas na semana do Carnaval. Porém a fábrica de Taubaté, principal unidade da montadora, será a única com funcionamento normal no mês, com dois turnos de produção, afirmou a Volks.
“Os dias de parada já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido ao fornecimento de componentes”, informou a empresa sobre a suspensão das atividades na unidade de São Bernardo do Campo. A montadora afirma que a suspensão ainda é reflexo da crise dos semicondutores, que se agravou durante o pico da pandemia de covid-19.
Durante o ano de 2022, por exemplo, ao menos duas vezes a Volkswagen anunciou medidas na fábrica de Taubaté causadas pela falta de chip semicondutor, peça essencial na linha de montagem. Em julho do mesmo ano, a fabricante alemã suspendeu a produção em três turnos e, em agosto, colocou 800 funcionários em layoff devido à escassez da peça no mercado.
Com informações do G1