Ciência

NASA encontra ‘nova Terra’ em zona habitável

Um novo planeta fora do Sistema Solar foi identificado por cientistas com base em dados da missão Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da NASA. O resultado da descoberta foi apresentado na terça-feira, na 241ª reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Seattle.

É o segundo ‘mundo’ com tamanho semelhante ao da Terra do sistema planetário, segundo a agência americana.

O planeta Identificado como TOI 700 orbita dentro da chamada zona habitável otimista – faixa de distâncias onde a água em sua forma líquida pode ocorrer na superfície de um planeta. Está a 100 anos-luz da Terra e tem 95% de seu tamanho, provavelmente sendo rochoso.

Antes do TOI 700 os astrônomos descobriram três planetas neste sistema: os chamados TOI 700 b, c e d. O planeta d também orbita na zona habitável. O TOI 700 e leva 28 dias para orbitar sua estrela, colocando o planeta e entre os planetas c e d na chamada zona habitável otimista.

Em 2020, a equipe anunciou a descoberta do planeta d, do tamanho da Terra e zona habitável, que está em uma órbita de 37 dias.

O que faz o TESS

O TESS monitora grandes áreas do céu por aproximadamente 27 dias por vez. “Esses longos olhares permitem que o satélite rastreie as mudanças no brilho estelar causadas por um planeta passando na frente de sua estrela de nossa perspectiva, um evento chamado de trânsito”, segundo a Nasa.

O estudo de acompanhamento do sistema TOI 700 com observatórios espaciais e terrestres epode fornecer mais informações sobre esse sistema raro. Além disso, as descobertas também ajudam os cientistas a aprenderem mais sobre a história do nosso próprio sistema solar.

Fonte Yahoo Noticias