DestaqueSem categoria

Torres elétricas são derrubadas e governo cria grupo de crise para monitorar situação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que três torres de transmissão de energia elétrica foram derrubadas, na segunda-feira, 9, e algumas estruturas danificadas. Os atos ocorreram em Rondônia e no Paraná.

O fornecimento do serviço não foi comprometido, mas por conta das ações, o governo federal criou um gabinete de crise para monitorar a situação e promover a segurança energética do país. Os trabalhos são desenvolvidos com a coordenação da Aneel.

A ocorrência mais grave se deu às 0h13 da segunda-feira, 9, onde uma torre de transmissão que compõe o sistema que escoa a energia gerada na usina de Itaipu para diversas áreas do país foi derrubada.

Em Medianeira (PR), cidade que fica a 50 quilômetros de Foz do Iguaçu, cabos de energia foram cortados e até um trator foi utilizado para derrubar a torre, de acordo com relatos de membros do governo. Além dessa, mais três torres foram objetos de ataques na localidade.

“Há indícios de vandalismo. Não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres”, diz o boletim de inspeção do grupo.

Com a queda da torre, outra linha de transmissão assumiu o fluxo da avariada e não houve corte no fornecimento de energia.

Com informações do Pleno News

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *