Bruno Gagliasso sofre intolerância religiosa nas redes sociais
Resumo da notícia:
- Bruno Gagliasso saudou Exú e Oxóssi, Orixás do Candomblé
- O jogador Paulinho, do Atlético Mineiro, comentou a publicação saudando os Orixás
- Inúmeros comentários preconceituosos surgiram na publicação do ator
Bruno Gagliasso, 40, usou seu Instagram para saudar seus Orixás, Exú e Oxóssi, e recebeu inúmeros comentários de intolerância religiosa, criticando o ator. O caso aconteceu no sábado (07). Bruno já se declarou candomblecista publicamente e não é a primeira vez que o ator faz uma saudação aos Orixás nas redes sociais.
A fotografia é uma imagem de Bruno em preto e branco. Na legenda, o ator escreveu: “Aqui é corpo fechado! #exú #oxóssi Asé #2023”. A atriz Fabiula Nascimento apoiou o amigo de profissão nos comentários. “Amo exu”, disse. O jogador Paulinho, do Atlético Mineiro, que comemorou um gol das Olimpíadas fazendo o arco e flecha de Oxóssi, também escreveu: “Laroyê! Okê Arô!”, saudações dos Orixás citados.https://www.instagram.com/p/CnIlqgsrL2U/embed/captioned?cr=1&v=12
Os comentários de seguidores, no entanto, foram lamentáveis, mostrando muito preconceito. “Jesus Cristo reina”, “Respeito sua religião, mas meu fechamento é Jesus Cristo. Nosso único e suficiente salvador”, “Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida”, “Corpo fechado com Jesus Cristo”.
Esse tipo de ataque às religiões de matriz africana não são incomuns. Em 2015, o ator Henri Castelli publicou uma foto ao lado de uma Mãe de Santo e sua filha Maria Eduarda, que na época tinha 1 ano, vestida de acordo com a religião. A publicação rendeu comentários preconceituosos até mesmo da mãe da criança, que afirmou: “Aqui não entra macumba”.
Na Lei
De acordo com o Senado, a intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade. O crime em questão é previsto na Lei 9.459. de 1997. A pena é de multa ou um a três anos de prisão. 0:04 2:01 Atores brasileiros que conquistaram o mundo artístico