Idosos de Coari recebem medalhas no encerramento dos Jogos Olímpicos da Melhor Idade
O Centro Público de Convivência (CPC) Adluver Lira de Góes foi palco nesta quarta-feira (07) da entrega das medalhas dos Jogos Olímpicos da Melhor Idade. A premiação foi dada aos atletas que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar nas dez modalidades adaptadas que fizeram parte do evento esportivo que foi promovido pela Prefeitura de Coari, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).
A competição aconteceu entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro com a participação de aproximadamente 160 idosos, os quais se envolveram nos torneios de sinuca e dominó e nas disputas de fut-penalty (chute a gol), jogo de argolas, boliche, taco no disco, arremesso na cesta, lançamento ao alvo, condução de bola com bastão e natação.
Para os atletas da melhor idade, a programação proporcionou momentos de muita diversão, confraternização e aprendizado. “Competi em três modalidades, mas só ganhei medalha em uma (primeiro lugar), justamente na que eu não tinha experiência, que foi chute a gol”, comentou Raimunda Ubelinda da Silva, dona de outras 31 medalhas em concursos de dança e jogos.
Já Jorge dos Santos, de 64 anos, manteve a invencibilidade nos torneios de sinuca e dominó, ganhando a medalha de ouro nas duas modalidades pelo segundo ano consecutivo. “São duas coisas que eu gosto muito. E eu nem treinei para esses jogos, mas tinha um bom parceiro. Foi legal demais”, relatou, elogiando a realização da competição esportiva.
A coordenadora do Centro Público de Convivência Adluver Lira de Góes, Maria do Carmo Lopes da Silva, destacou que os Jogos Olímpicos da Melhor Idade são mais uma demonstração das ações determinadas pelo prefeito Keitton Pinheiro, com foco na melhoria da qualidade de vida dos idosos.
“O objetivo foi proporcionar a garantia do direito a cultura, lazer e interação entre os usuários, por meio de atividades complementares e articuladas entre si, destacando aquelas voltadas para o desenvolvimento da sociabilidade e de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, que possam contribuir de forma geral para a melhoria da qualidade de vida”, afirmou.