Galvão Bueno é acusado de machismo após dar as costas a comentários de Ana Thaís
Brasil – Galvão Bueno, o narrador oficial dos jogos da Seleção Brasileira na Globo, tem sofrido inúmeras críticas de internautas e até mesmo de jornalistas por ignorar solenemente o que Ana Thaís Matos, uma das comentaristas da emissora, fala.
Muito discordam da postura do narrador e afirmam que ele nunca replica as falas dela, ao contrário do que faz com outros comentaristas, como Júnior, por exemplo, veterano em transmissões da Globo.
Por conta disso, Galvão foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter na manhã desta terça-feira (29), dia seguinte ao jogo em que a Seleção Brasileira venceu a Suíça por 1×0. Um internauta afirmou ser “impossível não perceber que Galvão Bueno ignora praticamente todas as análises (ótimas, aliás) de Ana Thaís. Ela comenta e ele não diz nem um ‘a’”.
Outra afirmou ser “constrangedor e revoltante a maneira como o Galvão Bueno deixa a comentarista Ana Thais no vácuo durante a transmissão”. Uma terceira torcedora ressaltou que o narrador “ignora completamente as inserções de Ana Thais Matos! Eu achei que era algo da minha cabeça e parei para observar”.
Um internauta publicou foto e observou: “TODA HORA de costas pra Ana Thaís Matos. Ele sempre dirige as perguntas automaticamente pro outro maxo. E quando a Thaís comenta ele: “Hum segue o jogo”. Sendo que ela tá acertando MUITO mais nos comentários que esses maxo.”
Milly Lacombe
O caso foi alvo de comentário em vários veículos, entre eles na coluna de Milly Lacombe no UOL. A colunista lembra que o fato de ser escalada pela emissora como comentarista é um grande feito, pois “a narradora tem a preferência da palavra, o microfone é dela e ela distribui as bolas na cabine chamando comentaristas e a (infernal) central do apito quando acha que deve. O ritmo é ela quem dá”.
Lacombe, no entanto, ressalta que a opinião dela “é sempre muito diferente da opinião do comentarista masculino, que normalmente é reverberada entre eles”. Milly destaca que “a opinião feminina cai na vala do ‘hum-hum. Segue o jogo’. Não se demonstra tanto interesse pelo que dizem as mulheres”.
CURRÍCULO DE RESPEITO
A comentarista Ana Thais tem uma trajetória e tanto na crônica esportiva. Apaixonada por futebol, ela foi estagiária do Diário Lance! e na BandSports, antes de entrar no Grupo Globo, em 2012, como repórter da Rádio Globo São Paulo, quando foi setorista do Palmeiras por três anos.
Atuou na Rádio Globo e na Rádio CBN entre 2012 e 2018 até estrear no SporTV, na Copa do Mundo de 2018. Também foi a primeira comentarista feminina na TV Globo, na partida entre Brasil x Jamaica, na Copa do Mundo feminina, e no futebol masculino, na partida entre Santos e Athletico Paranaense.
Venceu, em 2020, o troféu ACEESP – Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, na categoria Comentarista de TV.
Caso Robinho
Ana Thais chegou a sofrer ameaças em 2020, após criticar a tentativa de contratação do jogador Robinho pelo Santos Futebol Clube, que então era acusado de estupro na Itália. Após condenação final do jogador, a jornalista desabafou em suas redes sociais.
Via: Revista Fórum