Mundo

Em encontro inédito, presidente da China diz a Biden que Taiwan é ‘linha vermelha’

Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontraram nesta segunda-feira, 14, em tom conciliatório após meses de escalada de tensão. O encontro foi em Bali, na Indonésia, onde acontece a cúpula do G20 esta semana.

Este foi o primeiro encontro pessoal entre os líderes das duas nações, que são rivais no atual cenário da geopolítica mundial, desde que Biden assumiu o governo, em 2021, e que Xi foi reeleito para um terceiro mandato na China, se consolidando como o líder chinês mais influente desde Mao Tse Tung.

Mesmo com as tensões entre EUA e China tenham se intensificado nos últimos meses, o tom do encontro foi conciliatório, segundo a Casa Branca. Biden disse que “não precisa haver uma nova guerra fria”.

Os dois líderes, segundo um comunicado da Casa Branca, falaram sobre suas respectivas prioridades e intenções sobre “uma série de temas”.

“O presidente Biden explicou que os Estados Unidos continuarão a competir vigorosamente com a República Popular da China, incluindo o investimento em recursos internos e alinhando forças com aliados e parceiros ao redor do mundo. Ele (Biden) reiterou que essa competição não deve desviar para um conflito, e que Estados Unidos e China devem levar a competição de forma responsável e manter abertas as linhas de comunicação”.

Já Xi Jinping, segundo a mídia estatal chinesa, disse que a única “linha vermelha” na relação entre os dois países é Taiwan, a ilha que Pequim reivindica como parte de seu território mas cujo governo, independente, Washington apoia.

Com informações do G1

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *