Brasil é o terceiro país com maior número de mulheres presas no mundo
Um levantamento divulgado recentemente pelo World Female Imprisonment List mostra que o Brasil ultrapassou a Rússia e atualmente ocupa a marca de terceiro país com a terceira maior população feminina encarcerada no mundo, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos.
O Brasil possui atualmente 42.694 mulheres e meninas presas em regime provisório ou condenadas, contra 39.120 russas encarceradas. Entre os países líderes de ranking, a China possui 145 mil mulheres nesta situação e os Estados Unidos possuem 211.375 mulheres encarceradas.
Embora tenha crescido a ponto de ocupar a terceira posição do ranking em 2022, a população carcerária feminina brasileira teve redução de 4,49% em comparação ao último índice avaliado, de 2017. Do total deste ano, 62% são mulheres negras, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A pesquisa foi feita a partir de uma coleta realizada em 221 prisões de todo o mundo, incluindo tanto as detidas provisoriamente como as que foram condenadas e sentenciadas. A lista de estudos é feita pelo Birkbeck College, no Reino Unido, com o objetivo de apresentar tendências do encarceramento feminino em países, regiões e continente.
Com informações da CNN Brasil