Prefeitura de Manaus

Ageman fiscaliza sistema de telegestão da iluminação pública no bairro Novo Aleixo

Engenheiros da Prefeitura de Manaus, por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), vistoriaram na manhã desta terça-feira, 20/9, o funcionamento do sistema de telegestão das luminárias do conjunto Parque das Garças e demais vias localizadas no bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade.

No total, 444 luminárias foram vistoriadas, as quais receberam os relés que garantem a funcionalidade do sistema de telegestão. A instalação dos componentes foi realizada pela concessionária Manausluz, empresa responsável pela concessão dos serviços de iluminação pública na capital amazonense.

Os concentradores utilizados para a distribuição do sinal de telegestão na localidade, bem como a transmissão do sinal para o Centro de Comando e Controle da Manausluz também foram vistoriados pela agência reguladora.

“Essa fiscalização é importante, porque nós conferimos a informação fornecida pela concessionária. A gente verifica se a empresa realmente fez o serviço que ela nos informou. Se for identificada alguma inconsistência no projeto, a Agência Reguladora solicita que a empresa faça a devida correção”, explicou o chefe da Divisão de Fiscalização da Diretoria de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, Alexander da Silva Batista.

A telegestão permite, por exemplo, programar o acionamento e o desligamento das lâmpadas de LED, identificar falhas como lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia e regular a intensidade da luz emitida. Além disso, as equipes de manutenção não precisam mais sair às ruas para detectar possíveis erros, pois o próprio sistema envia notificações de reparo ao Centro de Comando e Controle da concessionária.

O sistema de telegestão é uma das obrigações contratuais da empresa Manausluz.

— — —

Texto – Tereza Teófilo / Ageman

Fotos – Divulgação / Ageman

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *