Prefeitura certifica profissionais da Saúde por cursos de especialização ofertados em parceria com a UEA
A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta terça-feira, 20/9, a solenidade de entrega dos certificados para os profissionais da Saúde que concluíram dois cursos de especialização ofertados pela Escola de Saúde Pública (Esap) de Manaus, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Um total de 29 profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais foi beneficiado com a capacitação.
A entrega dos certificados foi realizada no auditório Deodato Miranda Leão, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os formandos são dos cursos de especialização em Saúde da Família e Comunidade e em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família, vinculados ao programa Mais Saúde Manaus, com duração de dois anos.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, parabenizou os formandos por mais uma vitória conquistada em suas respectivas carreiras, e ressaltou que a cooperação técnica entre as instituições fortalece a integração ensino-serviço-comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Todos eles [formandos] passaram por nossas unidades de saúde, e eu tenho certeza que a troca de experiências foi fundamental. Hoje, nós temos orgulho de entregar esses profissionais para a nossa sociedade, tendo a certeza de que eles vão fazer o melhor. Eu quero deixar aqui o meu agradecimento ao prefeito David Almeida, pelo apoio tanto à Semsa quanto à Esap nessa empreitada”, disse Shádia.
A diretora-executiva da Esap, Karina Cerquinho, informou que os profissionais iniciaram as especializações entre 2019 e 2020, e tiveram o desafio de manter os estudos durante a pandemia. “Estamos fazendo a entrega dos certificados como forma de reconhecimento e valorização de todo o processo de formação deles, especialmente no período da pandemia, quando além de alunos, eles foram parceiros da secretaria e da cidade de Manaus”, contou.
Aprendizado
Karina explicou que o objetivo dos cursos de especialização da Esap é qualificar mais profissionais para execução dos conceitos do SUS, e são abertos para profissionais externos, para que eles já estejam qualificados caso ingressem na Semsa, seja por meio de concurso ou chamamento público.
“Temos estudantes que passaram no concurso e no chamamento de emergência, então essas pessoas já chegarão conhecendo a rede. Fica mais fácil o envolvimento desses profissionais e o atendimento à população”, pontuou.
Os cursos de especialização em Saúde da Família e Comunidade e especialização em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família foram coordenados pelos professores Darlisom Ferreira e Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett. Darlisom, que também é o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, participou da solenidade.
“São cursos com 3.744 horas em que o profissional mergulha na prática de serviço e isso faz com que desenvolva competências e habilidades que possam deixá-lo apto para intervir na saúde da família no contexto dos territórios, da vigilância, da atenção primária, da gestão dos processos de trabalho na saúde pública”, afirmou Darlison.
— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Elienai Emanuel / Semsa