Oreni Braga assume vice-presidência da Manauscult
Com a saída de Cristian Pio Ávila da vice-presidência da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), assume o cargo Oreni Braga. A nomeação da especialista em Ecoturismo foi publicada no caderno 1 do Diário Oficial do Município de Manaus (DOM), edição 5.411, desta segunda-feira, 22/8, em decreto assinado pelo prefeito David Almeida.
Oreni, que é militante do setor turístico, atuava como diretora de Turismo na fundação municipal desde janeiro de 2021. Agora como vice-presidente continuará na missão de impulsionar os atrativos turísticos da cidade, bem como, consolidar o setor como matriz econômica.
De acordo com a vice-presidente, a Prefeitura de Manaus vem atuando estrategicamente no setor, para gerar empregos e oportunidades de trabalho e renda, para impactar positivamente a economia local.
“O prefeito David Almeida definiu atrativos, projetos estratégicos para a capital como é o caso, por exemplo, do memorial Encontro das Águas Rosa Almeida. Há também o mirante da Ilha, próximo à Marinha, que será um projeto fantástico”, afirmou.
Oreni enfatizou que a Manauscult está trabalhando em várias frentes para reestruturar os serviços e atrativos turísticos da cidade, preparando Manaus para os grandes eventos e, principalmente, para o receptivo de turistas, em especial aos mais de 15 mil que chegarão durante a Temporada de Cruzeiros 2022/2023.
“Estamos realizando um trabalho de articulação com todas as secretarias municipais que, transversalmente, conversam com a cultura, com o turismo. E aquelas que estão trabalhando especificamente na parte de infraestrutura, de limpeza pública, de paisagismo e, também, parceiros do governo do Estado como a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Militar, Secretaria de Inteligência, os próprios órgãos federais no sentido de requalificar esse quadrilátero histórico da cidade, sobretudo na área onde acontecerá o Sou Manaus Passo a Paço e o receptivo à Temporada de Cruzeiros 2022/2023”, salientou.
Biografia
Oreni Braga é amazonense, 59 anos, casada, mãe de dois filhos, residente e domiciliada na cidade de Manaus.
É formada em Ciências Contábeis, especialista em Ecoturismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestre em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade de León, na Espanha. Tem curso internacional de Extensão em Planejamento e Gestão de Parques Nacionais e Design de Ecolodges pela International Ecouturism Society – TIES, realizado em Montreal, no Canadá.
Iniciou sua carreira em turismo no início dos anos 90 como gerente de Turismo na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderando projetos de Ecoturismo na Amazônia que contemplavam os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Ainda nessa década, ministrou palestras e atuou como facilitadora do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT), em toda a região e em outros Estados brasileiros.
Foi professora de Turismo, lecionando várias disciplinas em faculdades de Turismo e Centros de Excelência em Turismo, na cidade de Manaus.
Membro das Equipes de Estudo junto ao Pnud e OEA, a respeito do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur), conduzido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A partir de 2003, foi responsável pela pasta do Turismo do Estado do Amazonas, por 14 anos, como presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), e desenvolveu projetos importantes como a instalação dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) e Terminais Fluviais Turísticos, em 12 municípios; construção de central de artesanato, pousadas comunitárias, centros sociais e turísticos; além do mais importante equipamento de eventos que a cidade de Manaus oferece, que é o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, um dos locais mais demandados para eventos na capital.
Ainda à frente do órgão de Turismo, projetou a capital Manaus para o mundo, com material promocional em 10 idiomas, conseguindo atrair o interesse de importantes companhias aéreas internacionais, as quais fincaram suas marcas na Amazônia, oferecendo voos importantes para os Estados Unidos (EUA) e Caribe.
Durante a sua gestão na pasta de Turismo no Estado, trouxe para o Amazonas, mais de R$ 150 milhões do governo federal, os quais foram aplicados em obras importantes na capital amazonense, como o Centro de Convenções, a Sinalização Turística, Centro de Atendimento ao Turista no Aeroporto Internacional, Cursos de Capacitação, Qualificação e de Idiomas.
De 2012 a 2013, foi vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de e Dirigentes de Turismo (Fornatur) e, em 2014/2015, assumiu a presidência. Atualmente, Oreni atuava como diretora de Turismo da Manauscult, desde janeiro de 2021.
— — —
Texto – Emanuelle Baires / Manauscult
Foto – Oliveira Jr / Manauscult