Brasil

Anvisa libera compras sem registro de vacinas e medicamentos contra varíola dos macacos

Em decisão tomada nesta sexta-feira (19), membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), votaram pela liberação da compra internacional (importação) de medicamentos e vacinas contra a varíola dos macacos sem registro no Brasil. A medida é temporária e tem como objetivo tornar a compra dos produtos de forma mais rápida.

Com esta decisão, o Ministério da Saúde deve solicitar da Anvisa dispensa do registro para a aquisição de medicamentos e vacinas. Os itens devem ter sido aprovadas por outras agências reguladoras internacionais. Os pedidos serão analisados pela Anvisa no prazo de 7 dias.

O Brasil já demonstrou interesse na compra do antiviral tecovirimat, conforme informação do ministro Marcelo Queiroga. O medicamento se mostrou promissor na redução dos sintomas da varíola dos macacos, conforme estudos científicos.

Sobre o uso desses medicamentos para conter o surto da doença, caberá ao Ministério da Saúde a garantia da segurança da população e, em caso da identificação de riscos, a Anvisa deverá suspender a dispensação dos registros.


Fonte: Portal do Holanda

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *