Bar ‘Caixaça Econômica’ viraliza na web mas banco reage: ‘crime contra a propriedade’; assista
Uma distribuidora de bebidas está chamando a atenção nas redes sociais por causa de seu nome considerado, no mínimo, curioso: ‘Caixaça Econômica’. Quem não gostou nada da ideia foi a própria Caixa Econômica Federal, que notificou o dono sobre o uso da identidade visual. O bar fica localizado no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica (ES),
O empresário por trás da ideia é Adilson Ramos, de 28 anos. Ele contou que o local costumava abrigar uma loja de utensílios domésticos, que não deu muito certo. Então, ele decidiu mudar de ramo e investir no setor de bebidas, ramo em que já teve experiência com outros dois comércios chamados “Bar do Bill”.
Toda a identidade visual se aproveitou da cor da antiga loja, que já tinha as paredes pintadas de azul. A placa, no entanto, usa a mesma fonte do banco, inclusive com o ‘X’ característico com uma faixa laranja. “Não pensei que poderia dar problema com o banco, por ser uma cidade pequena. Não achei que iriam ficar sabendo”, diz Adilson.
Repercussão na internet
Cerca de cinco dias após abertura do estabelecimento, o usuário Werbeth Luis estava passeando pela cidade procurando por um banco, quando se confundiu com o comércio e decidiu gravar um vídeo para sua conta no Tiktok. A publicação logo viralizou, e já acumula 2,5 milhões de visualizações até o momento.
Com a repercussão, muitos outros turistas e moradores passam pelo local todos os dias para tirar fotos, gravar vídeos e repercutir nas redes sociais. Até mesmo Adilson decidiu investir criando um perfil para o estabelecimento.
O que diz a Caixa sobre o ‘Caixaça’
O banco não gostou nada disso. Poucos dias depois da instalação da placa, um agente da própria Caixa Econômica Federal bateu na porta do estabelecimento declarando a posição contrária do banco sobre a “brincadeira”.
Em nota enviada o banco confirmou que notificou o empresário sobre a titularidade da identidade visual.
“A Caixa informa que já encaminhou notificação para a retirada imediata das marcas do banco de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet. A Caixa é a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e de produtos e serviços, sob o amparo da Lei n° 9279/96, Art.129 e Art.130. O banco esclarece que a utilização indevida de marcas constitui crime contra a propriedade intelectual, tipificado na referida lei ainda pelo art.189, inciso I, cuja pena prevista é de 3 meses a 1 ano de detenção, ou multa”.
Para tentar driblar a notificação da Caixa, o empresário explica que irá manter grande parte da identidade construída, mas substituirá o “X” por “CH” e abandonará a listra laranja da letra. Mesmo assim, ele defende sua ideia e argumenta que o banco não perdeu nada com a repercussão de seu bar.
Pelo menos, com a repercussão inicial, ele desenvolveu uma cachaça especial e abriu o comércio para vendas online, tentando se aproximar do público conquistado na internet. “Eu desenvolvi uma cachaça com o nome, feita com raízes. A ideia é vender pela internet”, afirma.
Com informações do Terra Brasil