WhatsApp vai permitir sair silenciosamente de grupos, esconder o online e bloquear prints
Nesta terça-feira, 9, o WhatsApp anunciou novas atualizações de privacidade muito aguardadas pelos usuários, como inserir a capacidade de outros verem quando o usuário está online, impedir que outras pessoas façam capturas de tela das mensagens e sair ‘silenciosamente’ de grupos.
O WhatsApp tem mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo e é de propriedade da Meta, proprietária do Facebook. Ao anunciar as mudanças no Facebook e no Instagram, o CEO Mark Zuckerberg declarou que a empresa “continuará construindo novas maneiras de proteger suas mensagens e mantê-las tão privadas e seguras quanto conversas cara a cara”, mas citou que, no ano passado, o WhatsApp passou por uma longa análise após uma atualização em seus termos de serviço.
Na época, muitos usuários expressaram preocupação com uma seção da política de privacidade do WhatsApp que detalhava o que é compartilhado com a empresa controladora, que tem uma reputação conturbada quando se trata de proteger os dados do usuário. Insatisfeitos, alguns usuários acabaram migrando para o Signal, outra plataforma de mensagens criptografadas.
Na época, o Facebook tentou evitar a confusão sobre a política, dizendo que suas práticas de compartilhamento de dados não eram novas e não “impactavam como as pessoas se comunicam em particular com amigos ou familiares”. Porém, agora observa-se que dois dos novos recursos introduzidos no WhatsApp, que permitem escolher quem pode ver quando você está ativo e sair dos grupos silenciosamente, começarão a ser lançados para todos os usuários do WhatsApp ainda neste mês.
Já a ferramenta de bloqueio de captura de tela, que será disponibilizada em mensagens destinadas a serem visualizadas apenas uma vez, ainda está sendo testada e será disponibilizada posteriormente, diz Zuckerberg.
Com informações da CNN Brasil